Últimas notícias

domingo, 2 de setembro de 2012

Marketing Ambiental: o que podemos fazer?

Sabe aquela hora em que você está navegando na internet e de repente encontra algo, do nada, sem nem estar pesquisando sobre o assunto?

Pois é, isso me ocorreu há uns dias quando estava buscando alguma coisa para um trabalho de marketing ambiental. Descobri uma infinidade de produtos verdes, de marcas consagradas, sem ao menos imaginar que existia tanta variedade.

Fiquei até surpresa mas era de se imaginar que na situação atual global a sustentabilidade seja um assunto bastante discutido e praticado.

Porém, há muitas cidades que estão agindo sem freios e nos resta perguntar: Como seria uma metrópole que começasse a ser construída do zero hoje, planejada para respeitar o meio ambiente? Ou ainda: o que as empresas e os profissionais de marketing podem fazer para que seus produtos se tornem ecologicamente orientados? 

Primeira resposta: Conheça Estranhópolis, a cidade sustentável que a gente adoraria ver sair do papel um dia!



Veja o infográfico de Como seria a tal sonhada Cidade Sustentável

Respondendo a segunda pergunta precisamos orientar os consumidores com técnicas e aplicações que visam atender as necessidades e desejos dos mesmos a fim de gerar consciência ecológica, sobretudo planejando e desenvolvendo um mercado e sociedade sustentável. 

Os consumidores estão tendo emergências ambientalistas em função das próximas gerações e  se conscientizando da necessidade em buscar produtos ecologicamente corretos.

Com isso, o marketing  ambiental ganha destaque nas empresas como ferramenta para projetar a imagem da empresa a respeito de sua capacidade de produzir e distribuir seus produtos de forma sustentável e também buscar antever as exigências ambientais dos consumidores, mantendo a margem do lucro empresarial sustentável. 

O acesso a informação facilita a busca pobenefícios de um produto que respeita o meio ambiente e a saúde de quem o consome. 

É essa a atual preocupação e é por isso que neste cenário de atuação do marketing ambiental, a responsabilidade é compartilhada entre empresa e consumidor, pois, se por um lado a empresa é responsável pelos efeitos da produção e do produto na sociedade, por   outro lado o consumidor deve ser responsável em não comprar acima de suas necessidades,  o que geraria o mal do desperdício.
Read more ...

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Ciclo MPE.net 2012 - Caxias do Sul

Olá

A Câmera Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmera - E.net) realizou em Caxias do Sul, mais um evento do Ciclo MPE.net 2012. O mesmo ocorreu no dia 02/08 e teve como patrocinadores: PagSeguro, Sebrae, Uol Host, Correios e Governo Federal. Ainda, teve como parceiros o Mercado Livre, OLX, Valid Certificadora e apoio do BNDES e Nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

O Ciclo é um dos maiores eventos de capacitação sobre a Economia Digital do Brasil e seu objetivo é orientar micro e pequenas empresas a participarem de forma efetiva no e-commerce.

Por meio de seminários e palestras, são apresentadas ferramentas fundamentais para o sucesso de uma Loja Virtual. 

Assim, o evento fala sobre temas como: soluções de pagamento online (PagSeguro), Logística (Correios), Segurança (Valid Certificadora Digital), Infraestrutura Tecnologica e Exportação.

A programação oferece 8 palestras com variados assuntos e convidados das empresas apoiadoras. Felipe Ronan, Analista de Marketing da Uol Host tratou sobre o tema "Como vender pela internet de forma rápida, fácil e segura" destacando três pontos essenciais antes de abrir uma loja virtual:

* Qual plataforma usar?
* Quem irá administrar?
* Quanto tempo dedicar, por dia, ao negócio?

Além disso, afirmou que é preciso investir em visual simples e que contenha as informações necessárias para manter a credibilidade do layout. Fotos com informações fáceis e descrições simples sem erros de português são formas de passar confiança aos usuários.

Também destacou que não adianta somente abrir a loja virtual e administrar, é preciso divulgar através das várias ferramentas de marketing digital, através de otimização de sites (SEO), blogs, redes sociais, gerar conteúdo frequentemente, adicionar links patrocinados, comparadores de preço, e-mail marketing segmentado, chat online, fórum, entre outros.


Carlos Bento, dos Correios, tratou sobre o assunto "Sua loja conectada aos Correios" e destacou o serviço Sedex e o SRO (Sistema de Rastreamento de Objetos) disponível pela empresa.



Marlos Andrey, da Valid Certificadora, falou sobre "Certificação Digital" destacando a importância de lojas virtuais passarem segurança aos usuários através de um domínio certificado (falarei em breve mais sobre esse assunto).



Marcelo Souza Silva da PagSeguro falou sobre "Sistemas de pagamentos online" e sobre a variedade de cartões de crédito e outras formas de pagamentos que o serviço dispõe.


Após o intervalo, Vera Guedes apresentou o "Cartão BNDES - Oportunidade de Negócios".

O ciclo seguiu com Winston Oyadomari, da NIC.br falando sobre "A internet brasileira em nomes e números"


Arnold Oliveira da OLX falou sobre "Redes Sociais".


E por fim, Thiago Magalhães do MercadoLivre falou sobre "Webmarketing".

O evento é uma grande oportunidade para empresários conhecerem de forma aprofundada tudo sobre Comércio Eletrônico e como fazer sua loja virtual gerar bons frutos em um mercado em que o Brasil está crescendo potencialmente.

Vale a pena participar, foi um evento bem produtivo, grande networking também, grandes e conhecidas empresas participantes (coffee break gratuito :D) e muito conhecimento sobre como iniciar ou manter uma loja virtual e como manter um bom negócio via e-commerce.

Espero que tenham gostado e até a próxima. Sugiro que, quem tenha interesse, entre no site das empresas que citei para conhecer maiores detalhes sobre o que cada uma oferece. Vale a pena.

O site do Ciclo MPE.net é esse que segue: http://www.ciclo-mpe.net/

Abraços...
Read more ...

domingo, 29 de julho de 2012

Marketing Pessoal

Olá,

Hoje falarei sobre Marketing Pessoal.
Todos queremos ter sucesso e nos realizarmos profissionalmente. 
Porém, dificilmente fazemos alguma coisa em relação a nossas perspectivas profissionais.
A prática do Marketing Pessoal é uma forma de nos divulgarmos mantendo relacionamentos e contatos importantes além de desenvolver estratégias para que nossas habilidades sejam vistas.
Temos então que pensarmos: como estou sendo visto pela sociedade?

Para isso precisamos alinhar 5 pontos importantes:

1. Posicionamento Pessoal

A forma como nos relacionamos com as pessoas traduz a forma como elas lembram de nós. Ou você é lembrado pela sua simpatia, positividade e cordialidade, ou você pode ser visto negativamente pelos outros em função da forma como trata as pessoas e a forma como você mesmo se trata. Então entra a famosa frase de que a "primeira impressão é a que fica". Por isso, antes de tudo, para que você seja bem visto é preciso, no mínimo dar atenção as pessoas. Sofremos com a falta de tempo, dura realidade dos seres humanos que estão sempre correndo. Mas, é extremamente importante ser educado e escutar os outros. Se as pessoas lembrarem de você positivamente, você está com um ótimo posicionamento pessoal. Se as pessoas lembrarem de você através de coisas negativas, seu posicionamento não está bom e você precisa revê-lo. Posicionamento é como as pessoas lembram de nós e o que representamos em sua mente.

2. Comunicação Pessoal

A forma como nos comunicamos, verbal ou não-verbal, demonstra muito sobre nós. É fundamental termos uma boa dicção e trabalharmos com discursos que sejam facilmente compreendidos. Usar o português corretamente pode ser um meio importante. Ter uma boa escrita, vencer a timidez, manter um fluxo de comunicação frequente com diferentes pessoas, mesmo que você não as conhece. Isso pode não ser fácil, mas só funciona na prática e pode ajudar em seu desenvolvimento pessoal.

3. Rede de relacionamentos

É fundamental que as pessoas mantenham relacionamentos com seus familiares, conhecidos, semelhantes, bem como com pessoas em um plano mais elevado que os seus.
Você precisa manter uma rede de contatos ampla com seus conhecidos e também fazendo-se presente em palestras, reuniões, festas, eventos sociais, enviando mensagens periódicas as pessoas para ser lembrado positivamente. Mas não basta só estar, você deve tratar as pessoas com atenção e educadamente.

4. Posicionamento de Imagem

Você deve criar uma adequação visual ao contexto em que se encontra, ou seja, estar apresentável de acordo com cada situação. A sociedade hipervaloriza a imagem, isso é um fato. Assim, usar o traje correto, cores e peças combinadas e importar-se com seus cuidados físicos mantendo-se sempre alinhado,  passando uma imagem limpa frente aos seus contatos.

5. Ações de apoio

Primeiramente, você precisa ser uma pessoa sincera. Fazer as coisas de coração e buscar sempre ajudar aos outros, incentivando-os a também fazerem o seu melhor. Essa é uma perfeita prática de Marketing Pessoal. Mantenha seu lugar na mente e no coração das pessoas através de boas ações, cordialidade e transparência.

O Marketing Pessoal faz com que as pessoas tenham a sensação de bem-estar quando estão com você e você também se sente satisfeito consigo mesmo. É a estratégia que mais favorece todas as áreas de nossas vidas. Por isso a importância de nos conhecermos e melhorarmos nossos pontos fracos, transformando-os em pontos fortes.

É isso pessoal, espero que gostaram.
Até a próxima.
Abraços...

Read more ...

terça-feira, 3 de julho de 2012

Resumo das pesquisas do IBOPE - 2ª quinzena de Junho

Recebo a cada quinze dias em meu e-mail o chamado "Boletim Giro Online" que é um resumo sobre as pesquisas realizadas pelo IBOPE.

Essa segunda quinzena de Junho trata muito sobre as eleições - que é uma das especialidades dessa empresa de pesquisas -, sobre os internautas que assistem TV enquanto acessam a internet, sobre o Rio +20, sobre a venda de calçados e sobre planejar antes de comprar produtos caros, dando destaque as classes AB.

Abaixo o e-mail que recebi hoje (clique na imagem para visualizar melhor)

Add caption
Fonte: IBOPE

Para receber as atualizações quinzenais das pesquisas realizadas pelo IBOPE clique aqui!

Read more ...

A importância dos diretórios acadêmicos





Poucos alunos são capazes de identificar as funções de um diretório acadêmico, o famoso "DA".

Os diretórios acadêmicos representam os estudantes para fornecer a estes maior representatividade junto à instituição e ao corpo docente, representando o elo entre o corpo discente e a instituição de ensino superior.

Os diretórios acadêmicos têm uma longa historia que acompanha a de nosso país, tendo, no entanto sua maior importância nos períodos que vem em decorrer do golpe de 1964 onde passaram a representar verdadeiros focos de resistência contra os horrores dos anos de chumbo. Formou-se neste período o germe da resistência e do fomento a democracia fazendo forte oposição ao regime, muitos foram os universitários membros de diretórios que formaram na clandestinidade focos de resistência de caráter comunista arrecadando tropas para aquele que mais tarde seria o maior frente de resistência ao regime militar: “Guerrilha do Araguaia”.

Torturados presos e mortos foram estes os destinos de muitos dos acadêmicos deste período de caráter idealista que representavam nossa vanguarda e que estavam na ilegalidade ou às vezes se encontravam congregados junto a entidades acadêmicas (em sua maioria diretórios acadêmicos) sob os desejos daquela que é a nossa maior entidade a “UNE” (união nacional do estudante) que hoje se encontra desprendida de seu caráter político (bem como hoje se encontram também as demais entidades de representação do corpo discente), mas que durante a ditadura era a única e verdadeira oposição ao regime, lutando pela implementação de um regime democrático até que por fim o conseguiram com a campanha diretas já. Mais tarde vemos novamente a nossa força quando os estudantes “caras-pintadas” saíram às ruas para pedir o impeachment do então presidente Fernando Collor.

Hoje, no entanto, adquirimos um caráter de luta pela democracia, porém não mais se professa dentro das entidades acadêmicas ideologias de caráter político bem como religioso ou racial caminhando em fim para o futuro e para o respeito às pluralidades. Agora neste novo século os diretórios não mais buscam fazer frente ou se contrapor a direção da instituição ou ao corpo docente, mas aconselhar os interesse e promover a fraternidade entre o corpo docente e discente, porém sempre pronto a lutar pela democracia e pelos direitos do corpo discente. Sendo através do “DA” que o corpo discente ganha força e representatividade junto ao corpo docente e a direção, e respaldo em nível nacional frente a “UNE”.

Portanto, conclui-se, que ser definido o diretório acadêmico como: órgão de gestão e de colaboração inseridos na estrutura administrativa do estabelecimento de ensino superior, sendo o instrumento pelo qual se busca realizar o principia da gestão democrática do ensino publico e privado.




Em função disso, os alunos do grupo restrito Marketing UCS, no Facebook, decidiu realizar uma reunião para tratar sobre a criação de um diretório acadêmico dos cursos tecnólogos, uma carência na Universidade de Caxias do Sul.

Abaixo listo informações sobre a reunião:

Reunião de início dos trabalhos da Comissão Pró-DA das Tecnologias UCS.

Local: Sala 110 do Bloco F.

Data e horário: 09/07/2012 (próxima segunda), às 19h.

Quem pode participar: Todos acadêmicos de Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Negócios Imobiliários, Processos Gerenciais e EAD's interessados em participar da Comissão Pró-Diretório Acadêmico das Tecnologias UCS, estão convidados.

Desde já convido todos a participarem, pois, devemos buscar sempre lutar pela democracia e pelos direitos estudantis que vem a ser de nosso interesse comum.

Read more ...

domingo, 1 de julho de 2012

Atendimento: online e offline

Uma das principais preocupações das organizações é o atendimento. Isso se dá as pessoas que estão a frente de um atendimento nas empresas serem as responsáveis por criar um relacionamento com o consumidor.

O compromisso de um bom atendimento é o que faz as empresas terem sucesso, por isso, é extremamente importante que cada colaborador esteja motivado e que busque alcançar objetivos em comum com a mesma.

Um bom atendimento no ponto de venda é essencial e a boa postura do profissional é de extrema importância para passar imagem de credibilidade aos consumidores.

As pessoas se sentem bem quando entram em um estabelecimento e o atendente chama pelo nome e não trata com apelidos, além de ser atencioso e simpático.

Isso é um sinal de respeito e atenção e as empresas precisam vender, por isso, educação, bom humor e prestatividade são razões de diferenciação.


Além do atendimento por telefone ou no ponto de venda, temos o atendimento online. A Socialbakers mediu quais são as industrias que mantem um relacionamento efetivo com os clientes pelas redes sociais.

Segundo essa pesquisa, as empresas aéreas e de telefonia são as mais prestativas no Facebook, já o setor de cosméticos é o que mais interage respondendo as perguntas feitas nas fan pages.


Abaixo segue o TOP 10 de marcas globais socialmente consagradas da pesquisa:



Minha dica para as organizações é que invistam em treinamentos e motivação aos colaboradores, pois são eles que vão representar a marca frente ao mercado.

Até logo!
Read more ...

domingo, 24 de junho de 2012

Case: Croasonho Franchising

O croissant é uma especialidade cujo nome significa "meia-lua".

É um pão de massa folhada, que muitos dizem ser de origem francesa, porém, há indícios de que seja da Áustria.

Conta a lenda que Maria Antonieta, austríaca de nascença e que se tornou Rainha da França, foi quem trouxe essa delícia para o país.

Então, como eu gosto de contar histórias, tenho uma bem legal para vocês, meus queridos leitores.

Temos, no Rio Grande do Sul, a marca Croasonho, que muitos já devem ter ouvido falar. E é sobre ela que vou comentar nesse post.

A receita do  "croasonho" surgiu em 1997 e o gaúcho de Porto Alegre, André Haenquet e sua esposa (quem produz essa especialidade como ninguém) viram o produto como um bom negócio, inicialmente vendendo para empresas e posteriormente adotando pontos comerciais.

Em 2000, iniciaram com o sistema de franquias e abriram a primeira loja na praia de Atlântida -RS, potencializando o negócio.

Em 2009, com a entrada de dois novos sócios, Eduardo Silva e Gustavo Susin, é que a expansão da Croasonho decolou com a loja modelo em Caxias do Sul - RS.

Eduardo Silva, um dos diretores da Croasonho esteve na terça-feira, 19, na Universidade de Caxias do Sul, na aula ministrada por Gilmar Gianni, contando mais sobre o negócio e sobre a crescente expansão da marca.

Consolidada por oferecer croissants com mais de 50 recheios, doces e salgados, a Croasonho Franchising disponibiliza suporte ao franqueado e o investimento custa a partir de R$ 350 mil incluindo a taxa de franquia, reforma do espaço e equipamentos.

Com um faturamento médio de R$80 mil por mês por unidade, a Croasonho Franchising conta com 29 lojas espalhadas pelo RS, SC, PR, MG, SP e RJ.

Os empresários pretendem ampliar a rede e atingir o número expressivo de 100 lojas até 2014, principalmente na região Sudeste.

Além do croissant recheado, são comercializados outros produtos como cafés, sucos, milkshakes, iogurtes, essencias e espumantes que acompanham o produto principal, já denominado CROASONHO.

Os preços variam de R$7,00 a R$15,00 e os tamanhos também são variados, com recheios saborosos. O ambiente das lojas é aconchegante e prazeroso, além de um layout padrão acolhedor em todas as unidades.

A Croasonho também esteve presente esse ano da maior feira de Franchising do mundo: a ABF Franchising Expo 2012, nos dias 13, 14, 15 e 16 de Junho, em São Paulo. Segundo Eduardo, a franquia teve bastante procura e se continuar nesse ritmo pode, quando menos esperamos, ser internacionalizada, já que procura de investidores pela marca não falta.

Eu só tenho a desejar boa sorte aos meninos por levarem a Croasonho Franchising, uma empresa gaúcha, a ser reconhecida e dizer a eles parabéns pelo sucesso.

Dica de consumidora: Croasonho é bom demais! :)

Para conhecer melhor:

Visite o site da Croasonho Franchising: http://www.croasonho.com.br/

Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/croasonhocafe

Siga a Croasonho no Twitter: @croasonho

Seguem as fotos da aula de Marketing de Relacionamento com a presença de Eduardo Silva, Diretor da Croasonho:

Créditos: Profº Gilmar Gianni




Ah só mais uma coisa:

B.A.B.E.M!


Fonte: Facebook Croasonho Café


Até a próxima,

Forte abraço!


Read more ...

domingo, 3 de junho de 2012

Diferença entre Propaganda e Publicidade

Há quem acredite que não há diferença entre publicidade e propaganda.
Há quem tenha dúvidas quanto o que cada um representa e significa.
Mas é de extrema importância que os profissionais de comunicação e marketing saibam a diferença entre esses termos.

Kotler (2006) define Propaganda como sendo uma forma paga de apresentação impessoal de propagação de ideias, bens ou serviços, por um patrocinador identificado.

O objetivo da propaganda é divulgar informações, é mudar ou influenciar as atitudes das pessoas em relação a uma crença ou ideia. Mas é feita de dentro da empresa, para o público externo. Exemplos de propaganda são os comerciais de televisão, rádio, outdoor, revistas, jornais.

Já a publicidade, é um aspecto visível da imagem da marca ou empresa e pode fazer a diferença na vida das organizações, pois, vem de fora para dentro e passa credibilidade. É o que vem a ser público sobre respectiva marca, empresa, produto ou serviço, de forma não necessariamente paga. É uma forma de mídia espontânea.

Abaixo, o vídeo especifica o que cada uma representa numa campanha promocional e tenta mostrar, de uma forma divertida e fácil, o que significa propaganda e o que significa publicidade:



Com isso, fica  mais fácil identificar a diferença entre essas duas opções do Mix de Comunicação.
Abraços e até breve!

Read more ...

domingo, 27 de maio de 2012

Parte de mim


Oi gente,

revirando algumas coisas em meu computador, achei algo que gostaria de compartilhar com todos.
É uma crônica que escrevi em 2010 e que foi premiada com o 1º lugar no VI Concurso de Contos, Crônicas e Poemas da Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM.



As celebridades abusam do tal Photoshop

Categoria: Crônica


  
Dia desses, olhando revistas sobre saúde e beleza, fixei meu olhar em algo que me chamou a atenção. Com curvas suaves e bem definidas - uma atriz famosa - de sorriso esbranquiçado e aparência saudável, sem nenhuma imperfeição, estampava uma das revistas como se fosse uma diva. Muitas mulheres anônimas, que tenham visto esta mesma revista (digo por mim) devem ter ficado com uma pontada de inveja da garota. Depois disso, passei a examinar modelos lindas em suas propagandas e efeitos resultantes de cosméticos anti-rugas. Constatei, por fim, que em alguns pequenos detalhes, havia muita coisa duvidosa no ar. Ilusão de perfeição!
Apesar de muitas desconfianças, aceitamos tais modificações como se fosse algo verídico, por assim dizer. E essa falsa mensagem conduzida a muitas pessoas dá-se simplesmente pelo abusivo uso do Photoshop, essa ferramenta dominante entre as celebridades. Obviamente que, quem compra destas tais revistas distingue o real do “photoshopado”, tanto por que artistas se renderam aos maiores encantos do software de edição de imagens mais popular da existência humana e, acabam usufruindo dele para fazer um retoque ali, uma redução de gordurinhas aqui, tirando manchas e olheiras com um simples toque de especialistas em enganar pessoas de baixa auto-estima, influenciadas pelas beldades da “mídia digital”.
Pergunto-me então: será que existe mulher sem celulite? Existe um protótipo de pessoa perfeita? Há muita distorção por aí, meus amigos! Não dá para se deixar enganar pela mídia. Ou você se deixa levar junto às viagens que inventam por aí, ou você vive do seu jeito e a sua maneira, e nada de corrigir imperfeições.
Sem sombra de dúvidas a beleza é algo que todas as pessoas, querendo ou não, buscam. São detalhes mínimos que às vezes não lhes agradam.
Eu ando impressionada com tudo isso. Pense em alguém que tenha muito glamour. Procure em revistas e campanhas publicitárias. Encontre esse glamour ao qual não estamos acostumados. E eu pergunto a você: o que esta pessoa tem de tão brilhante? Será que é o seu rosto perfeito e redondo, bem corado e seu corpo sarado, bumbum empinado e seios turbinados? A cinturinha fina e as coxas grossas também entram na lista, você concorda comigo? Sem falar no brilho daquele vestido cintilante que ela está usando. Agora pare por aí!
As celebridades têm a aura do poder. E o primeiro e mais óbvio sinal de poder são suas aparições na mídia. A população está começando a perder seus valores naturais por que a influência para cima de todos é sucessivamente intensa ao que se diz respeito a como alguém deve se portar ou ser fotografado e, ainda, vestir ou fisicamente, ser.
Mas Meu Deus! Como podemos nos deixar levar com coisas tão banais? O que de fato é real? Revista Elle, Gloss, Playboy (para quem ainda não acredita) usam o Photoshop em 99,9% de suas imagens em perfeitas edições. Respondo: O real está escondido para que, diante dos olhares curiosos, haja uma magia a ser descoberta, magia esta, proporcional a mente furada de muitos que estão conectados a leveza de traços e silhuetas do tal Photoshop.
Este editor de imagens é o máximo. Os famosos que nos digam, né? Figuras cobiçadas pelo povo me desculpem. Não há problema nenhum em usar e abusar do Photoshop, mas nos mostrem o real pelo menos uma vez, para que assim não queiramos nos comparar a falsa perfeição de vocês. Eu, a princípio, amo essa ferramenta. Ela faz parte do meu trabalho. Mas é um trabalho de criação e design e não traz nada de ilusório. Pensem nisso. Até a próxima.
  

Read more ...

domingo, 13 de maio de 2012

A força de uma Marca

Olá, 

Tratarei hoje sobre tudo que envolve a gestão de uma marca, o chamado Branding.

Representamos a marca com uma imagem, desenho ou símbolo e sua importância é atribuir valor como forma de expressão de uma empresa, um produto, um serviço...
Cada uma tem um significado e são diferenciadas visualmente. 

Ao longo do ciclo de vida de uma marca, ocorrem mudanças e atualizações, por isso, ela requer um tratamento diferente a cada fase.

Para o consumidor a marca precisa transmitir valores de confiança, responsabilidade, ética, qualidade.

O Branding (gestão de marcas) foi criado justamente para a manutenção de uma marca e para que ela tenha força suficiente para ficar na cabeça das pessoas agregando valor e fortalecendo o negócio.

Geralmente desenvolvido por um profissional de Marketing, o Branding requer todo um processo de avaliação interno da empresa, seus valores, todo o processo criativo envolvido onde a marca representa a identidade da empresa/produto.

A primeira coisa a se fazer para o desenvolvimento de uma marca forte é definir o conceito do seu negócio, a essência e o reconhecimento do que é e o que faz a empresa. Para as pessoas, uma marca é forte quando é reconhecida ou percebida (quando se trata de uma marca recente) e é nesse momento que entra o nome, o simbolo visual (logo) e o slogan.

Uma marca antiga deve manter seus princípios e valores, mas deve ser sempre modernizada visualmente sem perder o foco inicial, pois já construiu, na mente do consumidor, uma história e uma identificação. Bem alinhado isso, a marca será fortalecida e o vínculo com o cliente será maior, pois ele valoriza a tradição aliada a inovação.

O que diferencia uma marca é, principalmente, a comunicação dela com o público-alvo, a positividade, a coerência e a verdade.

Não se sabe ao certo quanto tempo leva para que uma marca seja lembrada e depende muito de qual estratégia de posicionamento foi atribuída. 

Abaixo, a imagem de marcas fortes que usam o Branding para manter-se bem posicionadas e serem reconhecidas facilmente:



Jaime Troiano diz que nós consumidores somos donos da marca, não de direito, mas de fato e acrescenta que o Branding é tão importante e deve ser visto como uma continuação e a negação da Revolução Industrial. Continuação por que as marcas são produzidas para serem consumidas, assim como os produtos e Negação por que na Revolução Industrial nos relacionávamos como produtores por meio de produtos e hoje nos relacionamos através das marcas por meio de bens simbólicos. As marcas são bens intangíveis que nos aproximam das empresas e seus respectivos produtos.

O Branding alimenta o poder das marcas dentro e fora das organizações e é muito mais do que só design, diz respeito ao envolvimento de todos e nasce enraizada internamente e se dissemina de dentro para fora.

É isso aí, gente, termino o post aqui, mas gostaria que essa discussão continuasse e que vocês deixassem comentários.

Abraços a todos, FELIZ DIA DAS MÃES!
Read more ...

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Novidades do Blog e Canal no Youtube

Gente, tudo tri?

Estou aqui só para comunicar que estou preparando novidades para o blog, inclusive um Canal no Youtube para apresentar assuntos relativos ao Marketing seguindo o mesmo posicionamento e ideia do blog.
Porém não decidi nome, nem por onde vou começar(risos)!
Também estou desenvolvendo algumas coisas para deixar o MKTBYPATY mais objetivo, claro, dinâmico, jovem e completamente marqueteiro...
Não basta ser só blogueira, arrumei mais uma tarefa para me envolver: ser vlogueira!
Não sei bem certo quando irei começar, mas já estou planejando e buscando parcerias, mas desde já gostaria que soubessem.
Tenho muitas coisas em mente e espero que se tornem apropriadas.

P.S.: O Blog está presente também no FACEBOOK e você pode clicar aí em cima no canto superior direito em CURTIR e mais abaixo a opção para conhecerem meu perfil profissional no LINKEDIN!
Beijinhos, 
Read more ...

sábado, 21 de abril de 2012

Mas o que é Marketing, afinal?

Oi gente, e aí, alguma novidade?


Eu tenho: resolvi "começar do começo", ou seja, vou postar hoje sobre o que é o Marketing em si, sua história, onde se aplica e para que serve!
Resolvi fazer isso por que muitas pessoas vinham me perguntar o que era o Marketing e para que ele servia e fiquei pensando em quanta gente por aí estaria se fazendo a mesma pergunta! 
Quando eu entrei no curso, eu também não sabia exatamente o quão valiosa é essa ferramenta. E fui descobrindo aos poucos. Então vamos lá?

Sabemos que o Marketing está por toda parte, desde a hora que você acorda até a hora de você ir dormir, ou seja, 24 horas por dia você respira, enxerga, você come, você toca, você ouve Marketing. Muitas vezes nem percebemos...

O inicio do Marketing não tem uma data certa, pois foi acontecendo ao longo da história da humanidade e é recente comparado a outros campos do saber, por isso essa dúvida atual quanto a sua importância. O estudo do mercado surgiu com a aparição das industrias e da necessidade de administrar essa realidade provinda da Revolução Industrial. Porém, nessa época o Marketing não estava separado da Administração clássica e era ainda uma questão de logística e produtividade para gerar lucros, os concorrentes eram praticamente inexistentes e os consumidores não tinham tanto poder de barganha como tem hoje.

Começou com toda a força depois da Segunda Guerra Mundial, onde houve o crescimento da concorrência e as empresas começaram a teorizar como atrair e lidar com os consumidores para que comprassem seus produtos e não de outras empresas.


Quem diretamente escreveu sobre o Marketing foi Theodore Levitt, professor de Harvard, na década de 60. O livro entitulado "Miopia em Marketing" mostrou a importância da satisfação dos clientes e transformou com isso, o mundo dos negócios.

O Marketing é definido como a identificação das necessidades humanas e sociais e sua satisfação. São processos que envolvem os chamados 4P´s - Produto/Preço/Praça/Promoção - para suprir as necessidades dos consumidores e consequentemente lucrar mais e da melhor forma beneficiando e sendo beneficiado. Envolve agregar valor ao cliente para que a comunicação e o relacionamento com ele sejam fidelizados. É uma troca, a empresa propõe um produto que possa satisfazer o cliente e ele por fim paga por essa realização e ainda fica fã da marca, produto ou serviço.

A partir dessa concepção o Marketing aplica-se a muitas ramificações como bens, serviços, relacionamento, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, ideias, informações e tudo o que se possa imaginar.

Segundo KOTLER(2006) o Profissional de Marketing é alguém que busca uma resposta do cliente potencial ou prospect e são responsáveis por estimular a demanda de um produto ou serviço, mas isso é bem limitado pois, há muitas coisas que esse profissional pode planejar estrategicamente para agregar valor ao cliente.

A Coca-Cola é o exemplo puro e mais conhecido mundialmente de ações de Marketing que agregam valor e trabalham forte o relacionamento com os clientes através de suas campanhas extraordinárias.

Uma delas demonstro a seguir:





Encontrar as oportunidades, encarar os desafios do mercado, e buscar a excelência diante dessas mudanças do Marketing, desenvolver estratégias, conectar-se com os clientes, criar uma marca forte e crescer em um prazo já determinado, de uma forma planejada é basicamente o que um profissional de Marketing precisa realizar e busca realizar.

Finalizando, mais um vídeo bem rápido sobre o assunto:


Então galera, é isso ai. Mais questionamentos? Se tiverem, vamos debater, comentem o post e podemos interagir. É um assunto tão interessante e quem quiser não exite em dar sua opinião e comentar.

Abraços a todos e bom feriado de Tiradentes! 

Read more ...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Coaching: o que é e para que serve

E aí gente, tudo bem?
Espero que estejam criativos e com a mente agitada como eu estou.
Vou falar hoje de um assunto bem importante para todos: o COACHING!
Ontem(10/04) tivemos a presença do Sr Fred Graef na aula de Marketing de Relacionamento ministrada pelo Profº Gilmar Antônio Gianni, da Universidade de Caxias do Sul.

Sobre o palestrante:



FRED GRAEF
Executive, Leadership, Business e Career Coach. Certified Executive Coach pelo
Behavioral Coaching Institute. Leader as a Coach pelo Behavioral Coaching Institute.
Membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Diretor da FG Desenvolvimento Pessoal
e Empresarial Ltda.
Acesse o site (http://www.fredgraef.com.br/)

"O coaching é o processo de equipar as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes, coaching em português significa treinador, treinar no intuito de instruir a carreira profissional."(GRAPEIA, 2009)

Essa técnica geralmente busca uma mudança que a pessoa precisar estar disposta a fazer em sua vida pessoal e/ou profissional para maximizar o desempenho e tornar-se melhor em certos pontos que precisam ser trabalhados para que elas alcancem o desejado.

O Coaching deve ser direto e pessoal desafiando um a um a descobrir suas metas, principalmente dentro das empresas. Ele ajuda o ser humano a atingir o seu melhor e a produzir resultados desenvolvendo-se da melhor maneira possível.

Um Coach é a pessoa que tem capacidade, competência e conduta exemplar para auxiliar outra pessoa a ser aquilo que ela deseja, utilizando as ferramentas do Coaching. O líder Coach precisa impulsionar a outra pessoa para que as metas traçadas em sua vida sejam definitivamente alcançadas ao longo de sua carreira.

É uma área bastante interessante, pois quem não quer saber o que fazer para melhorar?

Por isso, "O Coaching está ganhando popularidade nos negócios porque é uma das formas com uma relação custo-benefício mais gratificantes de tornar pessoas, e empresas mais eficientes. O coaching também demonstra o compromisso da empresa com o pessoal e evita os custos do recrutamento e retreinamento." (SUAMENTE)


Geralmente esse processo deve ser contínuo, com conversas, comunicação e feedbacks aos Coachees (liderados, pessoas que precisam alcançar suas metas, colaboradores...)


Orientar as pessoas para que aprendam por si, esse é basicamente o significado do Coaching.


Então gente, gostaram?


Eu gostei, achei bem interessante e produtiva a palestra.


E pra comprovar eu posto abaixo algumas fotos da aula de ontem:







Obrigada pessoal, até a próxima. Boa semana pra vocês!
Não deixem de comentar sobre o assunto e também de seguir o blog no Facebook (https://www.facebook.com/MarketingByPaty) para receber nossas novidades!
Abraços.


Read more ...
Designed By Published.. Blogger Templates