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sábado, 21 de abril de 2012

Mas o que é Marketing, afinal?

Oi gente, e aí, alguma novidade?


Eu tenho: resolvi "começar do começo", ou seja, vou postar hoje sobre o que é o Marketing em si, sua história, onde se aplica e para que serve!
Resolvi fazer isso por que muitas pessoas vinham me perguntar o que era o Marketing e para que ele servia e fiquei pensando em quanta gente por aí estaria se fazendo a mesma pergunta! 
Quando eu entrei no curso, eu também não sabia exatamente o quão valiosa é essa ferramenta. E fui descobrindo aos poucos. Então vamos lá?

Sabemos que o Marketing está por toda parte, desde a hora que você acorda até a hora de você ir dormir, ou seja, 24 horas por dia você respira, enxerga, você come, você toca, você ouve Marketing. Muitas vezes nem percebemos...

O inicio do Marketing não tem uma data certa, pois foi acontecendo ao longo da história da humanidade e é recente comparado a outros campos do saber, por isso essa dúvida atual quanto a sua importância. O estudo do mercado surgiu com a aparição das industrias e da necessidade de administrar essa realidade provinda da Revolução Industrial. Porém, nessa época o Marketing não estava separado da Administração clássica e era ainda uma questão de logística e produtividade para gerar lucros, os concorrentes eram praticamente inexistentes e os consumidores não tinham tanto poder de barganha como tem hoje.

Começou com toda a força depois da Segunda Guerra Mundial, onde houve o crescimento da concorrência e as empresas começaram a teorizar como atrair e lidar com os consumidores para que comprassem seus produtos e não de outras empresas.


Quem diretamente escreveu sobre o Marketing foi Theodore Levitt, professor de Harvard, na década de 60. O livro entitulado "Miopia em Marketing" mostrou a importância da satisfação dos clientes e transformou com isso, o mundo dos negócios.

O Marketing é definido como a identificação das necessidades humanas e sociais e sua satisfação. São processos que envolvem os chamados 4P´s - Produto/Preço/Praça/Promoção - para suprir as necessidades dos consumidores e consequentemente lucrar mais e da melhor forma beneficiando e sendo beneficiado. Envolve agregar valor ao cliente para que a comunicação e o relacionamento com ele sejam fidelizados. É uma troca, a empresa propõe um produto que possa satisfazer o cliente e ele por fim paga por essa realização e ainda fica fã da marca, produto ou serviço.

A partir dessa concepção o Marketing aplica-se a muitas ramificações como bens, serviços, relacionamento, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, ideias, informações e tudo o que se possa imaginar.

Segundo KOTLER(2006) o Profissional de Marketing é alguém que busca uma resposta do cliente potencial ou prospect e são responsáveis por estimular a demanda de um produto ou serviço, mas isso é bem limitado pois, há muitas coisas que esse profissional pode planejar estrategicamente para agregar valor ao cliente.

A Coca-Cola é o exemplo puro e mais conhecido mundialmente de ações de Marketing que agregam valor e trabalham forte o relacionamento com os clientes através de suas campanhas extraordinárias.

Uma delas demonstro a seguir:





Encontrar as oportunidades, encarar os desafios do mercado, e buscar a excelência diante dessas mudanças do Marketing, desenvolver estratégias, conectar-se com os clientes, criar uma marca forte e crescer em um prazo já determinado, de uma forma planejada é basicamente o que um profissional de Marketing precisa realizar e busca realizar.

Finalizando, mais um vídeo bem rápido sobre o assunto:


Então galera, é isso ai. Mais questionamentos? Se tiverem, vamos debater, comentem o post e podemos interagir. É um assunto tão interessante e quem quiser não exite em dar sua opinião e comentar.

Abraços a todos e bom feriado de Tiradentes! 

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