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domingo, 13 de maio de 2012

A força de uma Marca

Olá, 

Tratarei hoje sobre tudo que envolve a gestão de uma marca, o chamado Branding.

Representamos a marca com uma imagem, desenho ou símbolo e sua importância é atribuir valor como forma de expressão de uma empresa, um produto, um serviço...
Cada uma tem um significado e são diferenciadas visualmente. 

Ao longo do ciclo de vida de uma marca, ocorrem mudanças e atualizações, por isso, ela requer um tratamento diferente a cada fase.

Para o consumidor a marca precisa transmitir valores de confiança, responsabilidade, ética, qualidade.

O Branding (gestão de marcas) foi criado justamente para a manutenção de uma marca e para que ela tenha força suficiente para ficar na cabeça das pessoas agregando valor e fortalecendo o negócio.

Geralmente desenvolvido por um profissional de Marketing, o Branding requer todo um processo de avaliação interno da empresa, seus valores, todo o processo criativo envolvido onde a marca representa a identidade da empresa/produto.

A primeira coisa a se fazer para o desenvolvimento de uma marca forte é definir o conceito do seu negócio, a essência e o reconhecimento do que é e o que faz a empresa. Para as pessoas, uma marca é forte quando é reconhecida ou percebida (quando se trata de uma marca recente) e é nesse momento que entra o nome, o simbolo visual (logo) e o slogan.

Uma marca antiga deve manter seus princípios e valores, mas deve ser sempre modernizada visualmente sem perder o foco inicial, pois já construiu, na mente do consumidor, uma história e uma identificação. Bem alinhado isso, a marca será fortalecida e o vínculo com o cliente será maior, pois ele valoriza a tradição aliada a inovação.

O que diferencia uma marca é, principalmente, a comunicação dela com o público-alvo, a positividade, a coerência e a verdade.

Não se sabe ao certo quanto tempo leva para que uma marca seja lembrada e depende muito de qual estratégia de posicionamento foi atribuída. 

Abaixo, a imagem de marcas fortes que usam o Branding para manter-se bem posicionadas e serem reconhecidas facilmente:



Jaime Troiano diz que nós consumidores somos donos da marca, não de direito, mas de fato e acrescenta que o Branding é tão importante e deve ser visto como uma continuação e a negação da Revolução Industrial. Continuação por que as marcas são produzidas para serem consumidas, assim como os produtos e Negação por que na Revolução Industrial nos relacionávamos como produtores por meio de produtos e hoje nos relacionamos através das marcas por meio de bens simbólicos. As marcas são bens intangíveis que nos aproximam das empresas e seus respectivos produtos.

O Branding alimenta o poder das marcas dentro e fora das organizações e é muito mais do que só design, diz respeito ao envolvimento de todos e nasce enraizada internamente e se dissemina de dentro para fora.

É isso aí, gente, termino o post aqui, mas gostaria que essa discussão continuasse e que vocês deixassem comentários.

Abraços a todos, FELIZ DIA DAS MÃES!

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