Últimas notícias

domingo, 3 de junho de 2012

Diferença entre Propaganda e Publicidade

Há quem acredite que não há diferença entre publicidade e propaganda.
Há quem tenha dúvidas quanto o que cada um representa e significa.
Mas é de extrema importância que os profissionais de comunicação e marketing saibam a diferença entre esses termos.

Kotler (2006) define Propaganda como sendo uma forma paga de apresentação impessoal de propagação de ideias, bens ou serviços, por um patrocinador identificado.

O objetivo da propaganda é divulgar informações, é mudar ou influenciar as atitudes das pessoas em relação a uma crença ou ideia. Mas é feita de dentro da empresa, para o público externo. Exemplos de propaganda são os comerciais de televisão, rádio, outdoor, revistas, jornais.

Já a publicidade, é um aspecto visível da imagem da marca ou empresa e pode fazer a diferença na vida das organizações, pois, vem de fora para dentro e passa credibilidade. É o que vem a ser público sobre respectiva marca, empresa, produto ou serviço, de forma não necessariamente paga. É uma forma de mídia espontânea.

Abaixo, o vídeo especifica o que cada uma representa numa campanha promocional e tenta mostrar, de uma forma divertida e fácil, o que significa propaganda e o que significa publicidade:



Com isso, fica  mais fácil identificar a diferença entre essas duas opções do Mix de Comunicação.
Abraços e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Published.. Blogger Templates