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quinta-feira, 19 de junho de 2014

Neuromarketing: o futuro do consumo


O neuromarketing é a parte do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor. "É a união do marketing com a ciência e é considerado uma chave para o entendimento da lógica de consumo, que visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas". (NEUROBUSINESS, 2014)

Toda e qualquer empresa deseja saber como os consumidores se comportam porque com isso conseguem planejar ações de forma mais assertiva. Para isso, o neuromarketing, tendência muito forte que podemos ouvir muito atualmente, integra as áreas da ciência e busca analisar a lógica de consumo.

Segundo o biomédico e neurocientista Billy Nascimento, sócio da empresa Forebrain, especializada em neurociência comportamental, "esse campo de estudo visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas por meio do estudo das reações neurocientíficas a determinados estímulos externos. 'Esta área de pesquisa é aplicada para entender a reação implícita de consumidores frente a estímulos de consumo, incluindo marcas, produtos, embalagens e publicidade' ressalta”. (GLOBOUNIVERSIDADE, 2013).

Algumas empresas investem forte em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e após o lançamento, muitos desses produtos são um fracasso. Com o uso do neuromarketing, cientistas e profissionais do marketing desejam verificar a aceitação de um produto antes mesmo dele ser lançado.

Experimentos

Eletroencefalograma

"O EEG é uma técnica capaz de verificar em milésimos de segundos, e de maneira direta, a atividade elétrica do cérebro. Billy conta que graças a sua alta resolução temporal, esse exame permite uma avaliação detalhada de como uma pessoa reage, por exemplo, a vídeos, comerciais, ou a outros tipos de estímulos dinâmicos. “Por meio da análise do padrão de ondas cerebrais, é possível identificar o grau de motivação, de atenção e de memória provocado por um produto. A análise é feita momento a momento”, explica."

Abaixo um vídeo que explica um pouco sobre o Eletroencefalograma:


- Eyetracking

"É uma técnica que consegue medir o deslocamento dos olhos, determinando com precisão para onde o indivíduo está olhando. Equipamentos de Eyetracking conseguem determinar o local de fixação dos olhos e o caminho de deslocamento do olhar em uma cena. Billy lembra que esta técnica é amplamente aplicada para análises de embalagens, de propagandas, de usabilidade na web, entre outras. “Este comportamento indica o grau de engajamento atencional que o participante apresenta frente a diferentes conteúdos publicitários”, afirma".


Interessante não é mesmo?
Em função desse tema ser bastante abrangente, falarei mais sobre o assunto aqui a medida que vou sabendo de mais novidades. Inclusive, sobre o tal Google Glass! E logo, logo também teremos novidades sobre o evento Cannes Lions deste ano. 

Abraços e até o próximo post.
* Referências: Globo Universidade e Neurobusiness.

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