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terça-feira, 10 de abril de 2012

Relação entre Agências de Publicidade e Propaganda com o Veículo de Comunicação e com o Anunciante

Fala galera!

Como foi o feriado de Páscoa?
O meu foi bem produtivo: estudar, estudar e estudar... Estou lendo o livro do grande Philip Kotler, Administração de Marketing e, aconselho a todos por que é muito bom e tem uma linguagem bem bacana e fácil de entender.

Bom, mas eu não quero falar sobre isso, meu post hoje é sobre uma palestra que tivemos ontem (09/04) na aula de Gestão da Comunicação Integrada (mais uma e sempre bem-vinda), ministrada pela profª Maria Gorete.

O assunto era sobre a relação da Agência de Publicidade e Propaganda com a Empresa e com o Veículo de Comunicação e tivemos a presença da profª e Diretora da Fattore Comunicação Integrada (http://www.fattore.com.br/wordpress/), Alessandra Nora, como palestrante.

Uma agência de Publicidade e Propaganda é uma organização composta por setores criativos e técnicos onde são idealizadas e produzidas ações de publicidade a fim de identificar meios de comunicação que caracterizam os clientes das empresas que contratam esse serviço.

As características dessas agências são:

* desenvolver mensagens publicitárias anunciando um produto e/ou serviço de marcas e empresas anunciantes divulgando pontos positivos dos mesmos de uma maneira atraente.

* produzir e por em prática essas ideias personalizadas e aprovadas;

* estabelecer um canal de comunicação entre veículo - anunciante - consumidor final (público-alvo).

Ela deve despertar o desejo de as pessoas comprarem certo produto/serviço e não diretamente vender esse produto/serviço.

Abaixo segue um vídeo de uma campanha que a empresa da palestrante desenvolveu para o Jornal Pioneiro, do Grupo RBS, lançada em 3 de Dezembro de 2011:


As agências elaboram estratégias na área de comunicação para melhorar o relacionamento da empresa com a sociedade. Para isso, são feitas algumas pesquisas como, qual é o público-alvo, levantamento de dados, costumes e hábitos de consumo, entre outras, que podem ser feitas pela empresa anunciante e passadas a agência para facilitar o processo de criação. A partir daí, escolhem a melhor abordagem e os meios de comunicação mais adequados a campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor e dão esse retorno aos anunciantes para mostrar que seu investimento valeu a pena.

Esse é um assunto bastante abrangente por isso definirei alguns termos mais importantes dessas relação agência-veículo-anunciante:

* Briefing - Documento, pasta ou arquivo que contém todas as informações sobre a empresa anunciante para facilitar a elaboração da campanha. Trata-se de um dos passos mais importantes para uma ação bem planejada. É um diagnóstico detalhado das orientações necessárias para o desenvolvimento de uma proposta de solução do problema ajustando aos objetivos de comunicação e marketing para manter um bom resultado final.

OBS.: A verba disponível pelo cliente deve ser discutida na elaboração do briefing.

*Plano de Ação - Tarefas e atividades que devem ser efetuadas a partir das definições obtidas nas reuniões de planejamento da campanha. Deve conter: o que precisa ser feito; quem deve fazer; onde e como será produzido; o que se espera como resultado; análise e revisão do material.

* Processo Criativo - absorver as informações sobre determinado produto/serviço/marca e usar a criatividade para combinar esses estímulos e produzir ideias.

Resumindo, é isso. Deixo um link para maiores informações sobre como funciona uma Agência de Publicidade e Propaganda e como unir isso a àrea de Marketing. Clique AQUI para conferir.

Até o próximo post, sintam-se a vontade para comentar e expor suas ideias.
Abraços...

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