Últimas notícias

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Importância da Assessoria de Imprensa por Chris Finger

Oi galera, como vocês estão?

Tomei a liberdade de  postar hoje sobre um assunto tratado em aula, mais especificamente na disciplina de Gestão da Comunicação Integrada, ministrada pela Profª Maria Goréte do Amaral Gedoz, na Universidade de Caxias do Sul.

Hoje tivemos em sala de aula a presença da Sra.Christiane Finger,  Assessora de Imprensa, que tratou sobre a Importância da Assessoria de Imprensa. Chris Finger é formada em Jornalismo pela Unisinos e pós-graduada em Gestão da Responsabilidade Social pela Faculdade Fátima.

Segundo ela, transmitir informações sobre ações da empresa é necessário para um bom relacionamento com o cliente e destaca o papel da Assessoria de Imprensa através dos veículos de comunicação como: Rádio, Televisão, Revistas, Jornais, Sites, Blogs, Redes Sociais...

Há a dificuldade de empresários em entender o que realmente esse trabalho envolve e acabam vinculando a Assessoria de Imprensa a questão de vender mais e ao retorno financeiro. Mas na realidade o jornalista é um intermediário entre a empresa assessorada e a imprensa e tem como responsabilidade fundamental divulgar as notícias. Cabe a AI abastecer os veículos de comunicação social com releases, notícias, sugestões de pauta sobre o assessorado mantendo o contato com os jornalistas.

Então, o assessorado investe nessas ações que são pagas a AI, que busca passar isso aos jornalistas, e os mesmos, por sua vez, divulgam essas informações a imprensa por meio de notícias não pagas.

A mensuração dos resultados é feita através de clipagem, que é a forma que um assessor de imprensa  encontra para detalhar, em relatórios, as suas atividades de divulgação e comunicação realizadas e as consequencias disso através de publicações e menções do assessorado.

Quando se tratam de coletivas de imprensa, Chris Finger diz  que os jornalistas recebem a informação ao mesmo tempo, não correndo o risco de um saber antes que os outros, de forma injusta.

Ainda destaca  a importância de o porta-voz estar inteirado do assunto, saber dar respostas interessantes, corretas, objetivas e representar a empresa da melhor forma possível.

Dicas rápidas e importantes:

* O Assessor deve medir o que é relevante para que o Jornalista possa publicar;
* A Assessoria de Imprensa também pode fazer o gerenciamento de crise, que é o esclarecimento à população onde a empresa controla para que a sua imagem não saia manchada em situações constrangedoras que envolvem a mesma. 
* O  Assessorado não deve pedir para o Jornalista, para ler a notícia antes de ser publicada. Isso é um ato falho.
* O Assessor de Imprensa pode exercer funções como fotógrafo, mestre de cerimônias, escrever artigos e discursos, desenvolver newsletter, gerenciar conteúdo para as redes sociais, entre outros.

E finalizando, acho importantíssimo esse trabalho de relacionamento empresa-imprensa e a AI é responsável por fazer essa ligação, da melhor forma possível. Eu poderia escrever mais, mas o post ficaria grande demais, por isso, quem quiser, pode deixar comentários e/ou sugestões ao final da publicação.


Abaixo algumas fotos da aula de hoje.
P.S. Eu particularmente gostei muito.






Obrigada pessoal e até o próximo post. Quem gostou, comenta...
Abraços!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Published.. Blogger Templates