Últimas notícias

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Novidades do Blog e Canal no Youtube

Gente, tudo tri?

Estou aqui só para comunicar que estou preparando novidades para o blog, inclusive um Canal no Youtube para apresentar assuntos relativos ao Marketing seguindo o mesmo posicionamento e ideia do blog.
Porém não decidi nome, nem por onde vou começar(risos)!
Também estou desenvolvendo algumas coisas para deixar o MKTBYPATY mais objetivo, claro, dinâmico, jovem e completamente marqueteiro...
Não basta ser só blogueira, arrumei mais uma tarefa para me envolver: ser vlogueira!
Não sei bem certo quando irei começar, mas já estou planejando e buscando parcerias, mas desde já gostaria que soubessem.
Tenho muitas coisas em mente e espero que se tornem apropriadas.

P.S.: O Blog está presente também no FACEBOOK e você pode clicar aí em cima no canto superior direito em CURTIR e mais abaixo a opção para conhecerem meu perfil profissional no LINKEDIN!
Beijinhos, 
Read more ...

sábado, 21 de abril de 2012

Mas o que é Marketing, afinal?

Oi gente, e aí, alguma novidade?


Eu tenho: resolvi "começar do começo", ou seja, vou postar hoje sobre o que é o Marketing em si, sua história, onde se aplica e para que serve!
Resolvi fazer isso por que muitas pessoas vinham me perguntar o que era o Marketing e para que ele servia e fiquei pensando em quanta gente por aí estaria se fazendo a mesma pergunta! 
Quando eu entrei no curso, eu também não sabia exatamente o quão valiosa é essa ferramenta. E fui descobrindo aos poucos. Então vamos lá?

Sabemos que o Marketing está por toda parte, desde a hora que você acorda até a hora de você ir dormir, ou seja, 24 horas por dia você respira, enxerga, você come, você toca, você ouve Marketing. Muitas vezes nem percebemos...

O inicio do Marketing não tem uma data certa, pois foi acontecendo ao longo da história da humanidade e é recente comparado a outros campos do saber, por isso essa dúvida atual quanto a sua importância. O estudo do mercado surgiu com a aparição das industrias e da necessidade de administrar essa realidade provinda da Revolução Industrial. Porém, nessa época o Marketing não estava separado da Administração clássica e era ainda uma questão de logística e produtividade para gerar lucros, os concorrentes eram praticamente inexistentes e os consumidores não tinham tanto poder de barganha como tem hoje.

Começou com toda a força depois da Segunda Guerra Mundial, onde houve o crescimento da concorrência e as empresas começaram a teorizar como atrair e lidar com os consumidores para que comprassem seus produtos e não de outras empresas.


Quem diretamente escreveu sobre o Marketing foi Theodore Levitt, professor de Harvard, na década de 60. O livro entitulado "Miopia em Marketing" mostrou a importância da satisfação dos clientes e transformou com isso, o mundo dos negócios.

O Marketing é definido como a identificação das necessidades humanas e sociais e sua satisfação. São processos que envolvem os chamados 4P´s - Produto/Preço/Praça/Promoção - para suprir as necessidades dos consumidores e consequentemente lucrar mais e da melhor forma beneficiando e sendo beneficiado. Envolve agregar valor ao cliente para que a comunicação e o relacionamento com ele sejam fidelizados. É uma troca, a empresa propõe um produto que possa satisfazer o cliente e ele por fim paga por essa realização e ainda fica fã da marca, produto ou serviço.

A partir dessa concepção o Marketing aplica-se a muitas ramificações como bens, serviços, relacionamento, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, ideias, informações e tudo o que se possa imaginar.

Segundo KOTLER(2006) o Profissional de Marketing é alguém que busca uma resposta do cliente potencial ou prospect e são responsáveis por estimular a demanda de um produto ou serviço, mas isso é bem limitado pois, há muitas coisas que esse profissional pode planejar estrategicamente para agregar valor ao cliente.

A Coca-Cola é o exemplo puro e mais conhecido mundialmente de ações de Marketing que agregam valor e trabalham forte o relacionamento com os clientes através de suas campanhas extraordinárias.

Uma delas demonstro a seguir:





Encontrar as oportunidades, encarar os desafios do mercado, e buscar a excelência diante dessas mudanças do Marketing, desenvolver estratégias, conectar-se com os clientes, criar uma marca forte e crescer em um prazo já determinado, de uma forma planejada é basicamente o que um profissional de Marketing precisa realizar e busca realizar.

Finalizando, mais um vídeo bem rápido sobre o assunto:


Então galera, é isso ai. Mais questionamentos? Se tiverem, vamos debater, comentem o post e podemos interagir. É um assunto tão interessante e quem quiser não exite em dar sua opinião e comentar.

Abraços a todos e bom feriado de Tiradentes! 

Read more ...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Coaching: o que é e para que serve

E aí gente, tudo bem?
Espero que estejam criativos e com a mente agitada como eu estou.
Vou falar hoje de um assunto bem importante para todos: o COACHING!
Ontem(10/04) tivemos a presença do Sr Fred Graef na aula de Marketing de Relacionamento ministrada pelo Profº Gilmar Antônio Gianni, da Universidade de Caxias do Sul.

Sobre o palestrante:



FRED GRAEF
Executive, Leadership, Business e Career Coach. Certified Executive Coach pelo
Behavioral Coaching Institute. Leader as a Coach pelo Behavioral Coaching Institute.
Membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Diretor da FG Desenvolvimento Pessoal
e Empresarial Ltda.
Acesse o site (http://www.fredgraef.com.br/)

"O coaching é o processo de equipar as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes, coaching em português significa treinador, treinar no intuito de instruir a carreira profissional."(GRAPEIA, 2009)

Essa técnica geralmente busca uma mudança que a pessoa precisar estar disposta a fazer em sua vida pessoal e/ou profissional para maximizar o desempenho e tornar-se melhor em certos pontos que precisam ser trabalhados para que elas alcancem o desejado.

O Coaching deve ser direto e pessoal desafiando um a um a descobrir suas metas, principalmente dentro das empresas. Ele ajuda o ser humano a atingir o seu melhor e a produzir resultados desenvolvendo-se da melhor maneira possível.

Um Coach é a pessoa que tem capacidade, competência e conduta exemplar para auxiliar outra pessoa a ser aquilo que ela deseja, utilizando as ferramentas do Coaching. O líder Coach precisa impulsionar a outra pessoa para que as metas traçadas em sua vida sejam definitivamente alcançadas ao longo de sua carreira.

É uma área bastante interessante, pois quem não quer saber o que fazer para melhorar?

Por isso, "O Coaching está ganhando popularidade nos negócios porque é uma das formas com uma relação custo-benefício mais gratificantes de tornar pessoas, e empresas mais eficientes. O coaching também demonstra o compromisso da empresa com o pessoal e evita os custos do recrutamento e retreinamento." (SUAMENTE)


Geralmente esse processo deve ser contínuo, com conversas, comunicação e feedbacks aos Coachees (liderados, pessoas que precisam alcançar suas metas, colaboradores...)


Orientar as pessoas para que aprendam por si, esse é basicamente o significado do Coaching.


Então gente, gostaram?


Eu gostei, achei bem interessante e produtiva a palestra.


E pra comprovar eu posto abaixo algumas fotos da aula de ontem:







Obrigada pessoal, até a próxima. Boa semana pra vocês!
Não deixem de comentar sobre o assunto e também de seguir o blog no Facebook (https://www.facebook.com/MarketingByPaty) para receber nossas novidades!
Abraços.


Read more ...

terça-feira, 10 de abril de 2012

Relação entre Agências de Publicidade e Propaganda com o Veículo de Comunicação e com o Anunciante

Fala galera!

Como foi o feriado de Páscoa?
O meu foi bem produtivo: estudar, estudar e estudar... Estou lendo o livro do grande Philip Kotler, Administração de Marketing e, aconselho a todos por que é muito bom e tem uma linguagem bem bacana e fácil de entender.

Bom, mas eu não quero falar sobre isso, meu post hoje é sobre uma palestra que tivemos ontem (09/04) na aula de Gestão da Comunicação Integrada (mais uma e sempre bem-vinda), ministrada pela profª Maria Gorete.

O assunto era sobre a relação da Agência de Publicidade e Propaganda com a Empresa e com o Veículo de Comunicação e tivemos a presença da profª e Diretora da Fattore Comunicação Integrada (http://www.fattore.com.br/wordpress/), Alessandra Nora, como palestrante.

Uma agência de Publicidade e Propaganda é uma organização composta por setores criativos e técnicos onde são idealizadas e produzidas ações de publicidade a fim de identificar meios de comunicação que caracterizam os clientes das empresas que contratam esse serviço.

As características dessas agências são:

* desenvolver mensagens publicitárias anunciando um produto e/ou serviço de marcas e empresas anunciantes divulgando pontos positivos dos mesmos de uma maneira atraente.

* produzir e por em prática essas ideias personalizadas e aprovadas;

* estabelecer um canal de comunicação entre veículo - anunciante - consumidor final (público-alvo).

Ela deve despertar o desejo de as pessoas comprarem certo produto/serviço e não diretamente vender esse produto/serviço.

Abaixo segue um vídeo de uma campanha que a empresa da palestrante desenvolveu para o Jornal Pioneiro, do Grupo RBS, lançada em 3 de Dezembro de 2011:


As agências elaboram estratégias na área de comunicação para melhorar o relacionamento da empresa com a sociedade. Para isso, são feitas algumas pesquisas como, qual é o público-alvo, levantamento de dados, costumes e hábitos de consumo, entre outras, que podem ser feitas pela empresa anunciante e passadas a agência para facilitar o processo de criação. A partir daí, escolhem a melhor abordagem e os meios de comunicação mais adequados a campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor e dão esse retorno aos anunciantes para mostrar que seu investimento valeu a pena.

Esse é um assunto bastante abrangente por isso definirei alguns termos mais importantes dessas relação agência-veículo-anunciante:

* Briefing - Documento, pasta ou arquivo que contém todas as informações sobre a empresa anunciante para facilitar a elaboração da campanha. Trata-se de um dos passos mais importantes para uma ação bem planejada. É um diagnóstico detalhado das orientações necessárias para o desenvolvimento de uma proposta de solução do problema ajustando aos objetivos de comunicação e marketing para manter um bom resultado final.

OBS.: A verba disponível pelo cliente deve ser discutida na elaboração do briefing.

*Plano de Ação - Tarefas e atividades que devem ser efetuadas a partir das definições obtidas nas reuniões de planejamento da campanha. Deve conter: o que precisa ser feito; quem deve fazer; onde e como será produzido; o que se espera como resultado; análise e revisão do material.

* Processo Criativo - absorver as informações sobre determinado produto/serviço/marca e usar a criatividade para combinar esses estímulos e produzir ideias.

Resumindo, é isso. Deixo um link para maiores informações sobre como funciona uma Agência de Publicidade e Propaganda e como unir isso a àrea de Marketing. Clique AQUI para conferir.

Até o próximo post, sintam-se a vontade para comentar e expor suas ideias.
Abraços...

Read more ...

sábado, 7 de abril de 2012

Publicidade para o Consumidor Infantil

Olá queridos, tudo bem?

Hoje eu gostaria de tratar de um assunto bem polêmico: a batalha da publicidade por seus direitos ligados ao público infantil. Adaptei esse artigo, do Arnaldo Rabelo* e postei o link do artigo completo abaixo. Confira:

Os pequenos, como todos nós, gostam de novidades, tem seus desejos e suas necessidades. E muitos desses desejos são atendidos através do consumo de algo.

Por sua vez, os adultos, e pais, devem saber impor limites, que é algo essencial para a educação das crianças.

As críticas provindas dos adultos aos processos de publicidade para esse público só aumentam e a defesa de proibição da publicidade direcionada às crianças é reforçada.

Aí vem o que eu comentei sobre os limites e as responsabilidades dos pais e das empresas, que devem oferecer produtos mais saudáveis, com menos açúcar, sódio ou gordura saturada e orientar o consumo moderado. 

Isso é um pensamento e um raciocínio lógico pois, se não acontecer essa adaptação, pode haver perdas em vendas futuras e com a falta de publicidade para produtos infantis, a programação infantil não terá patrocinadores, em se tratando de televisão, que é um dos meios de comunicação mais utilizado pelas crianças.

Todos os tipos de proteção provindos do Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Conar, Anvisa são importantes por insistirem num modelo de normas e regulamentações que devem ser seguidas.

A postura que alguns setores tratam a publicidade infantil é bem radical ao tratá-la como a de cigarros e bebidas alcoólicas. Os anúncios não devem ser direcionados diretamente as crianças com apelo pelo consumo respeitando a ingenuidade e inexperiência dos pequenos.

"O Estado não deve ter a pretensão de decidir pelos pais o que é melhor para as crianças. E as empresas devem ser responsáveis ao lançar e divulgar produtos direcionados ao público infantil. Melhor que proibição, precisamos de conscientização."

Veja o artigo completo aqui!

*Arnaldo Rabelo é consultor em marketing infantil, MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas, diretor da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) e coautor dos livros “Licensing” e “Marketing Infantil”.

É isso ai gente, sou contra a proibição desse tipo de publicidade, mas acho de extrema importância que as empresas se adaptem ao que fará bem as crianças e a sua saúde, diminuindo a obesidade no país.

O vídeo também fala sobre o assunto tratado nesse artigo e explica detalhadamente que todos somos responsáveis pelo debate sobre a publicidade infantil. Assista e tire suas próprias conclusões:


Obrigada gente, comentem, curtem, compartilhem e conheçam a página do blog no Facebook: https://www.facebook.com/MarketingByPaty
Abraços e até o post seguinte!


Read more ...

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Importância da Assessoria de Imprensa por Chris Finger

Oi galera, como vocês estão?

Tomei a liberdade de  postar hoje sobre um assunto tratado em aula, mais especificamente na disciplina de Gestão da Comunicação Integrada, ministrada pela Profª Maria Goréte do Amaral Gedoz, na Universidade de Caxias do Sul.

Hoje tivemos em sala de aula a presença da Sra.Christiane Finger,  Assessora de Imprensa, que tratou sobre a Importância da Assessoria de Imprensa. Chris Finger é formada em Jornalismo pela Unisinos e pós-graduada em Gestão da Responsabilidade Social pela Faculdade Fátima.

Segundo ela, transmitir informações sobre ações da empresa é necessário para um bom relacionamento com o cliente e destaca o papel da Assessoria de Imprensa através dos veículos de comunicação como: Rádio, Televisão, Revistas, Jornais, Sites, Blogs, Redes Sociais...

Há a dificuldade de empresários em entender o que realmente esse trabalho envolve e acabam vinculando a Assessoria de Imprensa a questão de vender mais e ao retorno financeiro. Mas na realidade o jornalista é um intermediário entre a empresa assessorada e a imprensa e tem como responsabilidade fundamental divulgar as notícias. Cabe a AI abastecer os veículos de comunicação social com releases, notícias, sugestões de pauta sobre o assessorado mantendo o contato com os jornalistas.

Então, o assessorado investe nessas ações que são pagas a AI, que busca passar isso aos jornalistas, e os mesmos, por sua vez, divulgam essas informações a imprensa por meio de notícias não pagas.

A mensuração dos resultados é feita através de clipagem, que é a forma que um assessor de imprensa  encontra para detalhar, em relatórios, as suas atividades de divulgação e comunicação realizadas e as consequencias disso através de publicações e menções do assessorado.

Quando se tratam de coletivas de imprensa, Chris Finger diz  que os jornalistas recebem a informação ao mesmo tempo, não correndo o risco de um saber antes que os outros, de forma injusta.

Ainda destaca  a importância de o porta-voz estar inteirado do assunto, saber dar respostas interessantes, corretas, objetivas e representar a empresa da melhor forma possível.

Dicas rápidas e importantes:

* O Assessor deve medir o que é relevante para que o Jornalista possa publicar;
* A Assessoria de Imprensa também pode fazer o gerenciamento de crise, que é o esclarecimento à população onde a empresa controla para que a sua imagem não saia manchada em situações constrangedoras que envolvem a mesma. 
* O  Assessorado não deve pedir para o Jornalista, para ler a notícia antes de ser publicada. Isso é um ato falho.
* O Assessor de Imprensa pode exercer funções como fotógrafo, mestre de cerimônias, escrever artigos e discursos, desenvolver newsletter, gerenciar conteúdo para as redes sociais, entre outros.

E finalizando, acho importantíssimo esse trabalho de relacionamento empresa-imprensa e a AI é responsável por fazer essa ligação, da melhor forma possível. Eu poderia escrever mais, mas o post ficaria grande demais, por isso, quem quiser, pode deixar comentários e/ou sugestões ao final da publicação.


Abaixo algumas fotos da aula de hoje.
P.S. Eu particularmente gostei muito.






Obrigada pessoal e até o próximo post. Quem gostou, comenta...
Abraços!



Read more ...
Designed By Published.. Blogger Templates