Últimas notícias

sábado, 31 de maio de 2014

Considerações sobre o evento 1º Marketing Meeting da UCS

Olá queridos leitores e colegas, hoje estarei falando sobre o evento 1º Marketing Meeting, que ocorreu ontem, 30 de maio, no Salão de Atos do Bloco A na Universidade de Caxias do Sul.

O evento nasceu de uma ideia de alguns alunos do curso de marketing em uma conversa informal. 

"A ideia surgiu de uma conversa no bar da UCS em novembro do ano passado quando pensávamos  em fazer um evento para os alunos do curso de marketing pois, tinha eventos somente voltados mais para a administração e a partir dai fomos pensando no formato que poderíamos fazer um evento de marketing." - comenta Jorge Bossardi Junior, um dos idealizadores do Marketing Meeting.

A partir daí, unindo o útil ao agradável, procurou-se um grupo de alunos da disciplina de Marketing de Eventos que aceitou o desafio de organizar esse evento. Os organizadores do evento são: Adilson Lopes, Fabiane Sehnem, Felipe Kreling, Laís Riva, Vanessa Dotta e Tiago Ilha (alunos da disciplina de Marketing de Eventos, ministrada pela profª Lirian Meneghel).

O evento contou com a presença de Adriana Angar (Supervisora de Marketing da Marcopolo), Eduardo Silva (Diretor Executivo da Croasonho Franchising), Patrick Picolli (Diretor de Franquia O Boticário) e Sabine Schüür (Coordenadora Inovarh Serviços e Desenvolvimento).

Este se desenvolveu em formato de debates onde o assunto central era sobre os profissionais de marketing do futuro. O facilitador dos debates foi o colega Vitor Leite, também um dos idealizadores do evento.

Quando questionada sobre o mercado de trabalho para os profissionais de marketing, Sabine comentou que "as empresas exigem profissionais com múltiplas habilidades e que portanto, entender o negócio e manter-se atualizado através de leitura, conhecimento, habilidades e atitudes esperadas é a melhor forma de conseguir colocação em um mercado bastante concorrido".

Vitor pergunta a Adriana sobre a rotatividade de profissionais que vão em busca de melhores ofertas e como é possível reter esses funcionários. A resposta foi de que "os profissionais tem conhecimento, mas na hora de fazer um teste para uma vaga acabam desistindo ou se contradizendo. Também, os profissionais da área tem bastante ambição, portanto estão sempre em busca de algo mais em sua carreira, não somente de um bom salário. É preciso apresentar condições de crescimento profissional para retê-los". 

Para Eduardo, um plano de carreira ideal é "aquele em que o profissional possa desenvolver suas habilidades e competências dentro da organização com atitude e comprometimento no alcance dos objetivos da empresa". 


Patrick comenta que "os profissionais precisam estar engajados com a marca e com a ideia da empresa e precisam ser motivados. A empresa também deve ter como propósito ser uma boa opção para se trabalhar". Além disso, quando questionado sobre o que é imprescindível para um profissional de marketing nos dias atuais Patrick diz que é preciso "entender o comportamento do consumidor".

Esses foram alguns dos insights principais que foram apresentados pelos empresários e transcritos com as minhas palavras de uma forma bem resumida.

Em depoimento sobre o que achou do 1º Marketing Meeting o professor da Universidade de Caxias do Sul, Gilmar Gianni fala:

"Em nossa opinião o evento surpreendeu a todos pela sua organização, pelo gabarito dos convidados e seus depoimentos. Foi muito bom ver nossos alunos colocando em prática aquilo que aprenderam nas aulas de Marketing Pessoal, Marketing de Serviços e Marketing de Relacionamento entre outros".

Sobre o evento considerei uma grande iniciativa, foi um sucesso e tem tudo para continuar existindo. A ideia, na minha opinião, deve ser levada adiante para os próximos semestres.

Fica aqui o meu humilde agradecimento ao profº Gilmar Gianni e ao colega Jorge Bossardi Junior por terem colaborado com seus depoimentos para esse post.

Abraços e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Published.. Blogger Templates