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quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Algumas tendências de consumo para 2012

É realmente complicado citar o que será e está sendo tendência esse ano por causa da crise.
Mas empresas especializadas nesse tipo de monitoramento, como a Trendwatching.com, destacam a utilização da alta tecnologia o que é provável para um mercado em evolução.
Além disso existe algo curioso e que a empresa também não descarta a possibilidade de acontecer é o Recommerce (recomércio), isto é, empresas recomprarem de seus clientes itens antigos ou conceder descontos a aquisição de novos. Seria uma forma de manter uma boa reputação, além de recomprar de seu cliente, as empresas poderiam repassar o produto a uma organização não governamental.


Vamos a lista então das principais tendências para 2012:


1 – Red Carpet / Tapete vermelho: a tendência é desenvolver produtos aos chineses pois ele estão com grande poder aquisitivo e de consumo em todo o mundo.
2 – Diy Health [Do It Yourself]: a saúde sempre foi uma preocupação pública, porém os consumidores buscam as coisas sozinhos para monitorar seus estados de saúde realizando auto-exames.
3 – Dealer-chic: é importante negociar com o cliente, pois eles gostam de compartilhar descontos, por isso as empresas devem satisfazer esse desejo e se beneficiar por serem boas negociadoras.
4 – Eco-cycology: a questão ecologia e sustentabilidade estão em alta em todos os ramos de negócio, então, "as marcas investem em tornar transparentes o ciclo de vida dos bens que comercializam, além de ajudar os clientes a enviarem produtos de suas marcas para reciclagem".
5 – Cash-less: redução no uso do dinheiro vivo.
6 – Bottom of the pyramid [Base da pirâmide urbana]: temos que destacar a importância da força dos consumidores de classe C e é preciso voltar os olhos a essa classe.
7 – Idle sourcing [contribuição sem esforço]: aplicativos que fazem força pelas pessoas, coisas grandes e significativas, sem que os consumidores tenham que fazer esforço.
8 – Flawsome: Os consumidores estão preparados para receber bem marcas que expõem suas falhas e lidam com elas de maneira transparente, flexível e bem humorada.
9 – Screen culture [cultura da tela]: interação das pessoas com o mudo incentiva os empreendedores a repensarem como suas marcas estão sendo vistas e vivenciadas por meio dos aparatos eletrônicos.
10 – Recommerce [recomércio]: a cultura da troca do antigo por um novo, comum para carros e casas, agora se estende a outros produtos, como aparelhos, roupas e até experiências. A idéia é que sejam concedidos descontos para quem oferecer seus itens usados na troca por um novo, aliviando pressões financeiras e ambientais
11 – Emerging maturialism: com uma população cada vez mais urbana – e, portanto, conectada, moderna e madura –, os consumidores de todo o mundo estão cada vez mais dispostos a experimentar e a aceitar formas mais ousadas de marketing
12 – Point & Know [aponte e saiba]: com conexão à internet disponível para grande parte dos consumidores, a busca, para cada produto, será voltada á profundidade das informações, histórias, origens, comparações, preços. A tecnologia QR é exemplo disso.

Post adaptado do Portal HSM: http://www.hsm.com.br/editorias/marketing/o-que-e-tendencia-de-consumo-em-2012

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