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domingo, 27 de julho de 2014
Marketing de relacionamento é importante
O marketing de relacionamento surgiu a partir da necessidade das empresas em conquistar a confiança dos clientes. Saber relacionar-se com o cliente é a melhor forma de retê-lo, de fortalecer essa relação e torná-la duradoura. Um exemplo de bom uso do marketing de relacionamento é a Coca-Cola, que dificilmente "empurra" seus produtos aos clientes. Ao invés disso, ela cria uma conexão com os mesmos, desenvolvendo ações para fortalecer a relações. Veja uma dessas ações no vídeo abaixo:
Portanto, com esse post, irei falar sobre o marketing relacional e algumas de suas aplicações mais eficazes para a percepção de valor pelo cliente.
Antes de querer vender seu produto, conheça o cliente. Entenda seu comportamento de compra. Ouça e valorize suas colocações. Isso faz com que o consumidor possa confiar em você, em sua empresa. As pessoas gostam de atenção, gostam de serem ouvidas, se sentem valorizadas e importantes.
Além disso, uma das dicas mais importantes é que a empresa precisa ter uma identidade, precisa ser organizada, ter o necessário em mãos para que o cliente visualize sua postura profissional.
E com isso, é importante que a empresa escute mais e fale menos. As informações obtidas podem fornecer detalhes sobre os clientes que são valiosos para um bom relacionamento. Conforme o cliente fala, você entra em sintonia com ele e trabalha a argumentação com base em suas necessidades.
Demonstre seus diferenciais de forma que possa conquistar seus clientes. Seja mais sutil e natural. Forneça benefícios aos consumidores e anote tudo sobre cada um deles.
Essas dicas são muito válidas para que as empresas entendam que relacionamentos não são construídos de forma impensada ou não planejada. Precisa existir conquista, precisa existir confiança, precisa existir esforço e dedicação.
Para um bom relacionamento com clientes é preciso muito mais que apenas um primeiro contato, é preciso manutenção a longo prazo, ser lembrado constantemente, de forma positiva.
Ninguém está livre de errar, por isso é importante dispor de ações corretivas, isso é uma prova de que você se preocupa com seus clientes.
Confira, no vídeo a seguir, uma conversa sobre Marketing de Relacionamento com a consultora Klaudia Sabino e entenda um pouco mais desse tema.
Realmente, é uma tarefa que requer bastante atenção, mas que com cuidado nos mínimos detalhes, proporciona um retorno financeiro considerável e ainda aumenta as chances de um relacionamento duradouro e fidelização de clientes.
É isso meus caros, até o próximo.
Super abraço.
Sintam-se a vontade com suas considerações sobre o assunto.
Referência:
Baguete
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