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domingo, 8 de junho de 2014

Entendendo o Marketing Digital

O assunto Marketing Digital realmente é HOT!
Por isso, busco através de palestras, documentários, blogs, artigos, e-books e diversas outras ferramentas, entender como realmente isso está influenciando o consumo atual, bem como sua utilidade para empresas. 

Dia 2 de junho assisti a uma palestra com a turma de Gestão de Vendas III, a convite do profº Gilmar Gianni da Universidade de Caxias do Sul. 

O convidado a palestrar foi o Prof Me Eduardo Pezzi, consultor de Marketing Estratégico, palestrante e professor. Mestre em turismo e Especialista em Marketing Estratégico (ESPM).

Para começar, Eduardo passou esse documentário "O que mudou nos últimos 5 anos". O vídeo é de autoria da HOTWords e tem como tema as grandes transformações vividas pelo mercado da comunicação nos últimos 5 anos. Fazendo assim uma retrospectiva e uma análise dos principais acontecimentos dessa revolução tecnológica, a partir das entrevistas de personalidades envolvidas nesse mercado.


Eduardo mencionou alguns veículos de comunicação tradicionais e comentou sobre a dificuldade em mensurar resultados através de uma propaganda na televisão ou um anúncio em jornal impresso, por exemplo, diferentemente da internet que possibilita mensurar, controlar e avaliar todo e qualquer resultado.

Realmente, vemos diversas mudanças acontecendo ao nosso redor em um curto espaço de tempo e isso, meus caros, significa que estamos evoluindo muito rapidamente. Acompanhar essas mudanças é extremamente importante para que as empresas conquistem vantagem competitiva. 

Um termo muito forte, comentado também por Eduardo, foi o tal do Omni Channel. (Omi oquê????).

Omni Channel é uma super tendência percebida e muito comentada na NRF 2014 (maior e mais importante evento de varejo do mundo, organizado pela NRF - National Retail Federation). O termo demonstra a interação das pessoas entre lojas físicas e lojas virtuais. O consumidor atual é multicanal, ou seja, compra em diversos canais, no momento em que achar mais conveniente e de qualquer lugar que estiver. O online e o offline estão se encontrando o tempo todo pelo consumo através desses diversos canais. Ou alguém aqui nunca pesquisou na internet algum produto para depois comprar na loja física ou vice-versa uma única vez que seja?

É importante que as empresas trabalhem a personalização através das informações e do comportamento de compra desses consumidores cada vez mais conectados. Leva-se muito em conta esse tipo de experiência de compra diversificada, customizada e criativa.

Portanto, não basta apenas você estar online, você precisa interagir positivamente com os usuários, seja por meio de um e-commerce bem estruturado, por meio de sua fanpage no Facebook, seu site (que, conforme comenta Eduardo, deixou de ser apenas um cartão de visita online de sua empresa e passou a ser a sua própria loja virtual) ou de um e-mail marketing, por exemplo.

Ser coerente com seu posicionamento e comunicação online e offline, monitorar suas mídias digitais, segmentar promoções personalizadas por perfil, criar peças de comunicação criativas e inteligentes foram algumas das dicas passadas por Eduardo. 

Mais informações sobre o assunto acessem o site http://www.edupezzi.com.br/ e se conectem a ele através do Facebook e do Twitter

Eu me despeço aqui e deixo o convite a quem quiser comentar esse post, curtir a fanpage do blog, seguir o blog no Twitter e ficar por dentro das diversas tendências.

O que eu vou fazer agora? Ler, ler e ler muito sobre o assunto, pois percebi, através dessa conversa com o Eduardo, que há muito o que aprender ainda. O assunto é muito abrangente e ainda pouco explorado como oportunidade, por isso, não há como se ater apenas ao que achamos que devemos fazer. Precisamos entender a lógica da coisa.

*Pesquisem mais sobre o assunto, sigam site, blog e redes sociais desses profissionais que o vídeo apresenta. Por um mundo com mais marketing digital e menos mimimi.

Fiquem com Deus e até o próximo post (que será dica de leitura)!

 

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