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domingo, 8 de junho de 2014
Entendendo o Marketing Digital
O assunto Marketing Digital realmente é
HOT
!
Por isso, busco através de palestras, documentários, blogs, artigos, e-books e diversas outras ferramentas, entender como realmente isso está influenciando o consumo atual, bem como sua utilidade para empresas.
Dia 2 de junho assisti a uma palestra com a turma de Gestão de Vendas III, a convite do profº Gilmar Gianni da Universidade de Caxias do Sul.
O convidado a palestrar foi o
Prof Me
Eduardo Pezzi
, c
onsultor de Marketing Estratégico, palestrante e professor. Mestre em turismo e Especialista em Marketing Estratégico (ESPM).
Para começar, Eduardo passou esse
documentário "O que mudou nos últimos 5 anos". O vídeo é de autoria da
HOTWords
e tem como tema as grandes transformações vividas pelo mercado da comunicação nos últimos 5 anos. Fazendo assim uma retrospectiva e uma análise dos principais acontecimentos dessa revolução tecnológica, a partir das entrevistas de personalidades envolvidas nesse mercado.
Eduardo mencionou alguns veículos de comunicação tradicionais e comentou sobre a dificuldade em mensurar resultados através de uma propaganda na televisão ou um anúncio em jornal impresso, por exemplo, diferentemente da internet que possibilita mensurar, controlar e avaliar todo e qualquer resultado.
Realmente, vemos diversas mudanças acontecendo ao nosso redor em um curto espaço de tempo e isso, meus caros, significa que estamos evoluindo muito rapidamente. Acompanhar essas mudanças é extremamente importante para que as empresas conquistem vantagem competitiva.
Um termo muito forte, comentado também por Eduardo, foi o tal do Omni Channel. (
Omi oquê????
).
Omni Channel é uma super tendência percebida e muito comentada na
NRF 2014
(m
aior
e mais importante evento de varejo do mundo, organizado pela NRF - National Retail Federation). O termo demonstra a interação das pessoas entre lojas físicas e lojas virtuais. O consumidor atual é multicanal, ou seja, compra em diversos canais, no momento em que achar mais conveniente e de qualquer lugar que estiver. O online e o offline estão se encontrando o tempo todo pelo consumo através desses diversos canais. Ou alguém aqui nunca pesquisou na internet algum produto para depois comprar na loja física ou vice-versa uma única vez que seja?
É importante que as empresas trabalhem a personalização através das informações e do comportamento de compra desses consumidores cada vez mais conectados. Leva-se muito em conta esse tipo de experiência de compra diversificada, customizada e criativa.
Portanto, não basta apenas você estar online, você precisa interagir positivamente com os usuários, seja por meio de um e-commerce bem estruturado, por meio de sua fanpage no Facebook, seu site (que, conforme comenta Eduardo, deixou de ser apenas um cartão de visita online de sua empresa e passou a ser a sua própria loja virtual) ou de um e-mail marketing, por exemplo.
Ser coerente com seu posicionamento e comunicação online e offline, monitorar suas mídias digitais, segmentar promoções personalizadas por perfil, criar peças de comunicação criativas e inteligentes foram algumas das dicas passadas por Eduardo.
Mais informações sobre o assunto acessem o site
http://www.edupezzi.com.br/
e se conectem a ele através do
Facebook
e do
Twitter
.
Eu me despeço aqui e deixo o convite a quem quiser comentar esse post, curtir a
fanpage do blog
, seguir o blog no
Twitter
e ficar por dentro das diversas tendências.
O que eu vou fazer agora? Ler, ler e ler muito sobre o assunto, pois percebi, através dessa conversa com o Eduardo, que há muito o que aprender ainda. O assunto é muito abrangente e ainda pouco explorado como oportunidade, por isso, não há como se ater apenas ao que achamos que devemos fazer. Precisamos entender a lógica da coisa.
*Pesquisem mais sobre o assunto, sigam site, blog e redes sociais desses profissionais que o vídeo apresenta. Por um mundo com mais marketing digital e menos mimimi.
Fiquem com Deus e até o próximo post (que será dica de leitura)!
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