Endomarketing é uma das mais novas ferramentas que busca adaptar estratégias do marketing tradicional ao ambiente interno das empresas. É necessário que antes mesmo de vender um produto ao cliente externo o mesmo seja aceito internamente e que pareça interessante também aos olhos dos colaboradores, pois eles são os primeiros clientes das corporações.
As pessoas dentro de uma empresa devem ser reconhecidas não como custos para o empregador, mas como recursos, pois é de onde vem a criatividade, a inovação no uso de certas tecnologias e a sua construção.
Hoje, vender a marca do seu produto para os funcionários da própria empresa é tão importante quanto vender a marca para seus clientes. E fazer com que os colaboradores comprem aquilo que vendem não é uma tarefa tão fácil quanto parece.
Um plano de Endomarketing torna possível o desenvolvimento profissional e pessoal, aumenta o clima de integração e contribui para a cooperação interna. Para o desenvolvimento profissional fatores que tornam o ambiente de trabalho mais acolhedor, mais proativo, dinâmico, tomado pelo bem estar de todos em função de que essas ações positivas resultem em benefícios aos envolvidos.
A mobilização interna na aplicação de seus conhecimentos, expondo suas idéias na busca pela transparência dos objetivos da empresa para o comprometimento de todos aumenta a satisfação no trabalho. Então, no momento em que as mentes se abrem, a competência humana destrava o próprio indivíduo e trabalha a sua capacidade profissional. A partir do momento em os colaboradores são fidelizados e valorizados a possibilidade de ele dar tudo de si a empresa é muito maior do que se isso não acontece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário