Últimas notícias

sexta-feira, 5 de julho de 2013

O que é Shopper Marketing?

Olá pessoal,
Hoje falarei um pouco do que é Shopper Marketing, um assunto interessante e relevante para os tempos atuais. Então, vamos lá.

É de extrema necessidade que saibamos distinguir o termo shopper do termo consumidor principalmente porque em cada caso a abordagem de vendas será completamente diferente. Mas, primeiramente, definimos o consumidor como sendo aquele que irá beber, comer ou usar determinado produto ou serviço. Já o shopper é aquele que irá comprar o produto ou serviço para que o consumidor possa usufruir. Então, utilizando o exemplo do livro “Shopper Marketing” de Rafael D’Andrea, Matheus Alberto Cônsoli e Leandro Sngotti Guissoni, um cachorro come ração, portanto, ele é o consumidor, mas quem compra a ração é seu dono e este sim deve ser denominado shopper.


A Procter e Gamble trata a atuação no momento da decisão de compra como “primeiro momento da verdade”, fator esse que deve ser trabalhado principalmente pela importância que tem um shopper atualmente e também suas escolhas de marcas favoritas. Dr. Brian Harris fundados do Partnering Group diz que o shopper marketing modificará e trará novos conceitos e aplicações na área do varejo.

Devido a esse impulso da tecnologia e da informação criou-se uma forma de multicanal, onde o shopper possivelmente tem acesso e mais opções de escolha. Essa ascensão gera uma grande preocupação das organizações em saber qual o meio mais prático, fácil e eficaz para se comunicar com seu público.

O surgimento do shopper marketing se deu justamente pelo fato de que há facilidade quanto ao mobile, aos aplicativos de smartphones, aos formatos variados de saber sobre o seu comportamento sem precisar perguntar e a diversas técnicas de pesquisa do comportamento de compra.

O shopper marketing tem por objetivo gerar experiência de compra através de estímulos sensoriais e emprego do merchandising facilitando e incentivando o shopper no ato da compra. A partir disso, há tendências muitos fortes quanto a observação e a estudos do comportamento de compra dos shoppers em seu segmento, o que para o varejo é a melhor forma de satisfazê-lo.

A partir dessa concepção é possível destacar que o cliente precisa ser surpreendido positivamente para que haja fidelização com situações diferenciadas que fogem aos padrões de comunicação habitual.

É de interesse de muitas organizações e empresários saber realmente e tentar entender os insights que garantem a compra do shopper e as mudanças no varejo que influenciam nas suas decisões.

Todo esse processo de decisão de compra do shopper gera uma preocupação do que se estará levando para sua casa, no caso da mãe que faz compras para a família, os filhos, por ela querer sempre o melhor para eles, pensando também em sua saúde e satisfação.


O shopper é uma espécie de comprador que planeja, mas há casos de imprevistos e mudanças rápidas em seu planejamento o que faz com que ele opte pelo que mais lhe chamar atenção no ponto de venda.

As expectativas do shopper e do consumidor variam quanto a marca, característica do produto no ponto de venda e é preciso que haja ótima experiência de compra e estímulos de marketing para que o mesmo decida sobre um produto e não o outro e há enorme preocupação das empresas para entender melhor como aplicar isso para atrair clientes.


O ponto de venda, então, é responsável por influenciar a decisão de compra do shopper que deve ser estimulado através da percepção de oferta e valor, inspiração nas lojas, diversas combinações de produtos, oportunidade de experimentar, trabalhar os cinco sentidos com atividades especiais dentre outras experiências agradáveis.

E ai, o que acharam?
Assunto interessante né? Uma opção de leitura é o livro: 


SHOPPER MARKETING: A Nova Estratégia Integrada de Marketing para a Conquista do Cliente no Ponto de Venda

Autor(a):
Rafael D'AndreaMatheus Alberto Cônsoli e Leandro Angotti Guissoni


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Published.. Blogger Templates