Últimas notícias

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Eventos como ferramentas mercadológicas

Olá profissionais de marketing!
Desculpem-me pela minha demora e por ter me mantido um pouco ausente do blog, mas pretendo voltar com tudo agora.
Hoje quero falar um pouco dos eventos e como eles podem gerar bons negócios a uma empresa.
Bom, vamos lá então:

Uma empresa precisa criar estratégias para se manter no mercado, para ser melhor que sua concorrente, ser considerada exclusiva e diferente em meio a tantas outras. Frente a isso e falando de eventos como ferramenta mercadológica, é possível notar que ainda há um pouco de dificuldade no Brasil em perceber que os eventos são sim relacionados ao marketing como um canal de comunicação e promoção e que, dentro de um contexto mercadológico, a forma mais apropriada para um bom relacionamento com seu público alvo.

Um evento oferece estrutura, espaço e público específico para que se possam executar ações de marketing, tanto que, diversas empresas atentas a oportunidades, criam formas de se comunicar através desses acontecimentos com os seus clientes.

Visto como possibilidade de oportunizar negócios e resultados positivos para empresas através das experiências proporcionadas aos participantes, um evento requer planejamento prévio voltado ao objetivo principal a que foi proposto inicialmente.

É primordial que uma organização fortaleça sua imagem, que informe seus consumidores que ela está ali, que ela possui um produto excelente, que ela é diferente do seu concorrente, inclusive quando precisa se consolidar e tornar-se bem vista e lembrada.

O impacto que o evento causa em seu público precisa se algo positivo e medido como instrumento mercadológico que gera retornos eficientes para os negócios de uma empresa.

A primeira ação a ser feita é a de pensar se aquele tipo de evento vai ser entendido pelo público-alvo e se ele é a forma mais eficaz de se alcançar o objetivo ao qual a empresa busca atingir. Visto isso, busca-se verificar se o mesmo será qualificado ou não e se comunicara exatamente o que se quer aos presentes.

Então, muitas vezes, como consumidores que somos, podemos associar o evento aquela marca, e se o mesmo tiver um ótimo resultado, será lembrado como tal, caso contrário, ficará marcado também como frustrante, negativo e a marca será lembrada da mesma forma.

Como ferramenta mercadológica e de comunicação dentro do marketing um evento precisa persuadir o cliente a comprar para que a empresa ou instituição possa ter retorno e para que o resultado das ações seja positivo e que permita boas experiências para os participantes.

Porém, não basta apenas fazer um evento, o mesmo precisa ser estudado, planejado, organizado, estruturado, executado e avaliado posteriormente. E falando em planejamento, esse deve ser complexo e é dessa etapa que nasce o objetivo de todo o desenvolvimento e gerenciamento de um evento.


Com isso, um acontecimento ou evento deve engajar as pessoas e gerar interesse para que possam significar para o cliente algo fascinante e aproximar ainda mais, através do relacionamento o mesmo com a marca/empresa/produto em questão.

É isso ai, 
um abraço e até mais,

Read more ...
Designed By Published.. Blogger Templates